Resenha GCS SCM
EVELYN DE OLIVEIRA MANZINI
RESENHA
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
São Paulo
2015
Resenha Supply Chain Management
Algumas pessoas podem dizer que sua vida não sofre nenhuma influência da logística, porém esta afirmação não é correta. Os produtos que utilizamos em nosso cotidiano só chegam até nós da maneira correta por conta da logística. Através dela são definidas melhor embalagem para cada produto, a maneira mais rápida e com menor custo de um produto ser transportado, etc.
Nos países mais desenvolvidos pode-se notar um sistema logístico mais integrado e maduro do que nos países em desenvolvimento. Utilizando como exemplo Estados Unidos, em que a malha logística é totalmente integrada, vemos o quanto ainda podemos evoluir ao compará-lo com o Brasil, que possui um sistema de transportes ineficiente e que não é integrado.
Assim, a logística é definida de forma geral como o gerenciamento do fluxo de materiais do ponto-de-origem ao ponto-de-consumo.
De forma detalhada, a logística é definida como o conjunto de Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a consequente satisfação dos clientes.
Dentro da logística podemos separar as atividades em dois tipos: primárias e atividades de apoio.
As atividades primarias consistem em transportes (e os vários métodos de fazer um produto acabado ou matéria prima chegar ao destino final), manutenção de estoques (armazenagem de produtos acabados ou suprimentos, e representa o maior custo da cadeia) e por fim processamento de pedidos (atividade crítica pois é dela que será iniciada a produção e todas as atividades da cadeia).
Não detalharemos as atividades secundárias ou de apoio, porém são separadas em: armazenagem, movimentação de materiais, embalagens de transporte,