resenha de morfologia
O referido Capitulo é uma tentativa da autora de introduzir o leitor no conhecimento da morfologia. Para alcançar seu objetivo, Sandalo organiza didaticamente seu texto em quatro tópicos e dois sub tópicos : Introdução a morfologia e suas unidades básicas, quadro estruturalista, morfologia e a teoria gerativa padrão e como sub tópicos ; o desenvolvimento da teoria gerativa e outros desenvolvimentos dentro da teoria gerativa atual.
No primeiro tópico tem como foco o trato das relações básicas relacionadas ao estudo da morfologia, em seguida é apresentados discussões sobre o papel da morfologia dentro de dois quatros teóricos; O estruturalismo e o da teoria gerativa, por fim é tentado fazer perceber que o momento atual na direção de um maior acordo sobre o papel da morfologia na gramática.
No segundo tópico Sandalo inicia seu ponto de vista sobre a morfologia diz, ‘ que morfologia é freqüentemente definida como componente da gramática que é tratada da estrutura interna das palavras ’, nos deixando a a indagar do que venha a ser uma palavras. ‘Critérios sema ticos não nos ajudam a definir uma palavra’ diz a autora. Como foi visto no texto a palavra tem várias for e definições , porem na língua isolada, como no Chinês, que cada palavra carrega um significado, já na língua Kadiwéu que é uma língua polissindéticas o critério fonológico ajuda a identificar categoricamente aplicando-o para qualquer ligua e assim sabermos se estamos lidando com uma palavra ou frase. Portanto a palavra é definida com unidade máxima da morfologia.
No terceiros capitulo e tratado do quando estruturalista, é abordado que para um estruturalismo uma das preocupações da lingüística, é tentar explicar como