Resenha de metodologia cientifica
RODERJAN (1983) informa que para buscar a identidade correta de uma arvore, três pontos principais a serem explorados.
Botânica sistemática, que recorre principalmente aos órgãos reprodutivos, como as flores e os frutos , feito em lboratorio ou num herbário.
Anatomia da madeira, que se vale das características da anatomia do lenho, relizado também em laboaratorio macroscopicamente, focando mais na identificação das famílias ou gênero.
Dendrologia, que utiliza preferencialmente de características morfológicas macroscópicas, como folhas, casca, tronco, base do tronco exsudadçoes, formas da copa etc.
Por outro lado, a dendrologia torna-se o meio mais pratico para o reconhecimento de uma espécie quando comparada a botânica sistemática e a anatomia de madeiras.
“A dendrlogia é a parte da botânica e das ciências florstais que ocupa com o estudo da caracterização e identificação das arvores dentro da floresta.” Segundo ( KLEI, s.d. ).
Como outros pesquisadores também citandos suas definições como: RAMALHO ( 1978) e DAYTON (1945).
O nome Dendrologia é de origem grega que significa o estudo das arvores.
Dendrologia geral trata de um estudo mais próximo, em contato, aprofundado.
Dendrologia especial é um estudo mais distante, procurando identificar através do seus biomas.
A sistemática vegetal, taxonomia vegetal, ecologia ecofisiologia, edafologia, anatomia de madeiras e a meteorologia são ciências importntes para compor a dendrologia em uma floresta.
A dendrologia e a taxonomia das plantas não é pra srem vista como obstáculos de uma para outra pelo ontrario