resenha de formação profissional
Trabalho por Marcelo Souza, estudante de Diversos @ , Em 22/04/2007 5
Tamanho da fonte: a- A+
RESENHA:
Formação profissional e humanização dos serviços de saúde
SILVA, F. V. da; MENEZES , Ma. D. G. A. de S. Formação profissional e humanização dos serviços de saúde. In Revista Formação, n.05, volume único, Natal-RN, 2002.
Sobre as autoras:
Francisca Valda da Silva é enfermeira, mestra em Ciências Sociais (UFRN); presidenta da Aben/RN, de 1986 a 1989; atualmente é a coordenadora do Projeto Uni-Natal e membro institucional da Rede Unida.
O artigo é composto de quatro partes principais, aonde as autoras vem tecer considerações sobre a formação profissional e humanização em serviços de saúde. Ao discorrer sobre a formação profissional da área de saúde vemos alguns questionamentos tais que relacionados à humanização e à prestação de serviços na área de saúde. Pois há de se pensar nesta formação e considerar também a sua prática, o exercício na área de saúde.
Essa humanização de algum modo vincula-se aos processos de práticas integrativas, no sentido de incluir mais de uma formação, não apenas a técnica, todavia a que possibilite sua efetividade, porém a qualidade requer outras instrumentalizações quais sejam o envolvimento do profissional em saberes que o habilitem a tomar atitudes mais voltadas ao bem-estar do paciente. Dessa forma, buscam mostrar que o processo de cura mais humano e com vista à obtenção de resultados satisfatórios.
Introdução
Uma visão distorcida para a formação do profissional da área de saúde, provocada pelo distanciamento entre paciente e profissional uma vez que traz a falsa realidade de salvação pelos meios tecnológicos e de distanciamento entre estas partes. O processo de cura sendo realizado a qualquer preço e de forma rápida, em detrimento do sentido humano como principal ativo nesse processo. Vemos este distanciamento e essa falta de preocupação