Resenha de Desenho Técnico
A comunicação gráfica esta em nosso meio há muito tempo, os desenhos mais antigos apareceram em torno de 12000 a.C, eram usados pelos primitivos como forma de comunicação e também para retratar os aspectos do seu dia-a-dia. E com o passar dos anos veio em paralelo desenvolvimento com a tecnologia. A Comunicação Gráfica de idéias é bastante expressa na forma de Desenhos Técnicos; que nada mais é do que um tipo particular de desenho que obedece rigorosamente regras bem definidas e serve para interpretar e fazer com que se entenda uma idéia com clareza, e pode ser expresso de várias maneiras e formas sempre sem perder a objetividade.
Desenho Técnico e Desenho Artístico
A Diferença se nota diretamente no objetivo da descrição, um Desenho Artístico ou livre se trata de um esboço com poucas informações e não exatas em relação às dimensões do objeto, e pode ser interpretada de diferentes formas. Que é diferente da parte Técnica onde a precisão é tudo, os aspectos, as formas e dimensões são representadas com bastante rigor, não deixando duplicidade na interpretação do objeto descrito.
A Geometria Descritiva e o Desenho Técnico
A Geometria Descritiva surgiu das mãos do professor Gaspard Monge (1746 - 1818) ele desenvolveu o conceito de projeção geométrica plana que é a base do Desenho Técnico. A princípio foi usada em estratégias militares da época, logo depois no Séc. XIX os Americanos e Europeus introduziram a geometria descritiva em estudos universitários e também na fabricação de peças de intercâmbio. O Desenho técnico era considerado uma arte, caracterizado pelas linhas muito finas e pelo uso de sombras que tornavam a reprodução extremamente difícil. Na indústria militar em 1786 com o uso da geometria descritiva foi inventada a cópia heliográfica de execução fácil e rápida. Eliminou as sombras e carregou mais os traços melhorando a facilidade de reprodução. E assim o Desenho técnico te se desenvolvido gradativamente, tornando-o