Resenha de como ser professor sem dar aula na escola da infância de danilo russo
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSo
CURSO DE PEDAGOGIA NOTURNO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOCENTE: Msc FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA
DIEGO DA PAIXÃO SOARES DE ALMEIDA COD 2011047018
RUSSO, DANILO. De como ser professor sem dar aula na escola da infância.In: Faria, Ana Lucia Goulart (org). O coletivo infantil em creches e pré- escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, p. 67-93.
Resenha dos textos: De como ser professor sem dar aula na escola da infância e Territórios da infância.
Danilo Russo nos textos: De Como Ser Professor Sem Dar Aula Na Escola Da Infância e Território da Infância. Elenca uma série de fatores que são determinantes, para o desenvolvimento de meninos e meninas na/da Educação Infantil. Inicia a obra sob uma reflexão acerca das experiências vividas cotidianamente. Faz uma análise das práticas, das habilitações necessárias à condição de educador, a arte como fator preponderante no desenvolvimento das crianças. Dentre o trajeto feito por ele, tratou de diversos elementos que compõem seu “estilo pedagógico”. Percebe-se que há um tom crítico em relação aos documentos escolares, mais precisamente quando o assunto diz respeito ao currículo, e posteriormente, demonstra fragilidade no que concerne a forma de conduzir a turma, pois, assume concisamente engendrar uma marca masculina a sala.
Para Danilo, a autonomia é vista como necessária à medida que todos compreendam seus limites, sem que percam o respeito à sua essência de professor. Entende que cada menino e cada menina, deve se posicionar em relação ao tipo de liberdade, deixa claro quanto às duvidas do que se pode fazer ou não, determinadas coisas. Tem em mente, plena convicção de não atribuir nenhuma obrigação em relação às crianças recém- chegadas. Defende ainda, a coerência de mensagens e regras, elas funcionam para que as crianças adquiram a consciência da coletividade, ou seja, as coisas com as