DE COMO SER PROFESSOR SEM DAR AULAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCSO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DE COMO SER PROFESSOR SEM DAR AULAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA
RUSSO, DANILO. De como ser professor sem dar aula na escola da infância. In: Russo, Danilo (org.). Territórios da infância. São Paulo: Cortez, p. 57-83.
RUSSO, DANILO. De como ser professor sem dar aula na escola da infância. In: Faria, Ana Lucia Goulart (org.). O coletivo infantil em creches e pré- escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, p. 67-93.
Resenha dos textos: De como ser professor sem dar aula na escola da infância (texto I) e De como ser professor sem dar aula na escola da infância (texto II).
Danilo Russo, em ambos os textos aborda características específicas do seu trabalho na Educação infantil, com fatores determinantes para o desenvolvimento de meninos e meninas. Adota um perfil pedagógico, onde o próprio destaca os fatores que o produz, assim, ele vai enveredando seu percurso ao longo de sua obra. Russo no descreve de maneira comprobatório o olhar que se remete ao alunado, onde este acaba tipificado, ou seja, comparado conforme experiências anteriores, como se o aluno fosse classificado, e a essa maneira reagiria a certa doutrina como seu antecessor, e o autor descreve isto de forma involuntária, algo que se pode encontrar em diversas formas, seja formal ou informalmente, seja ligado à escola ou governo, seja ele no passado ou no presente, são ações que se fixaram na mente e resistem. Deixa claro sua opinião crítica a escola que temos hoje, frágil, sem autonomia e impotente, onde é comum dar aqueles, mesmo que pouco, mas dá-los e não os reter, caso o resultado seja negativo, mesmo assim deixo-o ir, isso o atrasa. Autonomia, responsabilidade e liberdade são marcas do seu desejo, onde há uma construção daquilo que ‘quero’ para aquilo que ‘devo’, à medida que estes alunos entendam os limites de forma natural, outro ponto é a mescla dos antigos e os