resenha da tecnoburocracia
Explana a respeito do conceito de classes sociais, que inicialmente só poderiam ser utilizados de maneira correta e concreta em uma sociedade capitalista, que é onde a divisão de trabalho é explícita, há diferenciação nítida entre burguesia e proletariado. A superioridade de uma classe econômica sobre outra é vista desde os tempos antigos, vinham para os escravos como um imposto que supostamente era a garantia da sua segurança; agora como taxas, juros e novamente impostos com propostas que não fogem dessa linha.
Em sociedades pré-capitalistas encontra-se também a divisão ainda mais definida e menor, que são as divisões em castas e grupo de status. As divisões maiores ainda existem e permanecem soberanas, no entanto a classe dominante institui essa nova divisão para que possa de uma maneira mais organizada subdividir e ter uma melhor noção do que acontece com a população em geral. Tais castas e grupos aumentam ainda mais a descriminação social fazendo com que as pessoas de classes inferiores sejam rebaixadas em relação a todas as outras pessoas.
Entretanto, existem algumas permutações entre essa totalidade de pessoas, uma pessoa de uma classe social inferior que se encontra dentro de um grupo de status de uma classe superiora é aceita e agregada por aquela sociedade, tal conduta faz com que a ambição das pessoas aumente cada vez mais em busca do prestígio social.
Uma classe social para alcançar hegemonia sobre todas as outras deve ter controle total ou parcial dos aparelhos ideológicos, pois os mesmos garantem a anulação ou neutralização da consciência da classe dominada. Tal fato nos remete à cultura da alienação, muito presente até os dias de hoje. O maior aparelho ideológico no período