Resenha da reportagem do portal eletrônico g1
CURSO ADMINISTRAÇÃO
Aluno: Acir Justino soares
Matrícula: 201251498
Disciplina: Comunicação Empresarial
PROFESSOR: Edilson
RESENHA DA REPORTAGEM DO PORTAL ELETRÔNICO G1
O texto foi postado pelo G1 da globo.com, reportagem da jornalista Maria Angélica Oliveira.
Em 31/07/2011 as 12h17, em São Paulo. Na escola da penitenciária Feminina do Butantã, em São Paulo, com a alteração da Lei de Execução Penal publicada no mês de Junho no Diário Oficial da União houve grande adesão e aprovação das presas ao programa de aprendizado, com incentivo na remissão de penas. Muitas detentas que não gostavam de estudar estão sendo incentivadas à volta a salas de aula, com objetivo de aprender e terminar os estudos; muita das quais detentas não sabia escrever, agora assina o próprio nome, de acordo com Luciene de Siqueira, aluna do ensino fundamental. A coordenadora Andreia de Paula Felipe conta que antes as detentas não tinham interesse pelo o estudo.
As detentas que se interessam pelos estudos passam por uma entrevista para definição do grau de conhecimento e a melhor turma que irá se encaixar. A detenta Regina Maura da Silva Domingues, cumpri pena por tráfico de drogas desde 2008, iniciou os estudos logo que começou a cumprir a pena, espera que o benefício seja estendido a ela, e acredita que possa sair antes, mãe de dois filhos e um netinho, ela estuda para incentivar; para Regina mesmo estando dentro de uma prisão, as aulas ajuda contribui um pouco pelo gosto da liberdade aguardada.
Professor Agostinho Mariano Fernandes, que leciona no presídio há 12 anos, e relata a satisfação e felicidade das presas pelo programa, mas faz uma crítica como alerta a sociedade e os governantes que incentivo só não basta, mais existe a necessidade de políticas públicas para ressocialização (trabalho) para essas detentas.
Em alguns Estados da Federação já existem leis que beneficiam empresas que empregam ex-detentos com subsídios e diminuição de impostos,