Resenha da historia de israel
Resumo:
A referida história ultrapassa gerações milenares, carregada, sobretudo, de muitos acontecimentos marcantes, principalmente nos campos da religiosidade e da política, como está explicito no Antigo Testamento, obra lida e relida por várias línguas e por muitas gerações de diversos países. É uma obra de grande repercussão mundial tomada por pontos polêmicos relacionados às descobertas, discussões e explicações acerca do surgimento da humanidade, tema complexo, importante e polemitizador.
Trata-se de uma longa e delicada história geradora de muitas inquietações pelas quais apresenta ensinamentos e nos faz posicionar sobre o surgimento da vida humana, marcada e também tratada como mito, alegoria, contradições de documentos, apenas invenção humana ou obra restritamente direta da criação de divina.
Percebe-se, entretanto, que é algo complexo e ao mesmo tempo importante por se tratar de algo advindo das gerações da antiguidade, está relacionado às novas e as futuras gerações envolvendo muitas discussões no tocante a supremacia do Deus criador do universo, da religião e da existência do homem.
Também vale salientar que várias reações acontecem a partir de uma perspectiva puramente histórica e científica do Israel bíblico. Alguns entendem que o consenso tradicional da história de Israel tenha perdido sentido, outros estão preocupados com o que ocorrerá com a categoria da Teologia Bíblica e procuram apresentar sugestões para uma teologia bíblica futura. O autor cita vários pontos conflitantes, dos quais destacarei a seguir tomando como referencial teórico as contribuições do texto, o seguinte destaque: dentre as várias criações na humanidade, o homem é tido como a mais importante das criações de Deus, tornando-o um ser vivo a quem lhe foi concebido a confiança e a responsabilidade de cuidar de si próprio e também dos animais. Outrora, é notório que também aconteceu os casos das desobediências e como consequência desses atos os castigos,