Resenha gab
MATEUS AUGUSTO BIONDO TASSONI
RESENHA DO LIVRO: “Instituições de Israel no Antigo Testamento” DE ROLAND DE VAUX
Campinas
2015
MATEUS aUGUSTO bIONDO tASSONI
RESENHA DO LIVRO: “Instituições de Israel no Antigo Testamento” DE ROLAND DE VAUX
Resenha do livro, Instituições de Israel no Antigo Testamento, de Roland De Vaux, em cumprimento as exigências da disciplina de Geografia e Arqueologia Biblica, do departamento de Teologia, ministrada pelo Professor: Rev. Romualdo.
Campinas
2015
DE VAUX, Roland. Instituições de Israel no Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2004.
REFERÊNCIA
De Vaux nasceu em Paris em 1903, entrou para o sacerdócio em 1929 e tornou-se um dominicano mais tarde no mesmo ano. A partir de 1934 até sua morte, em 1971, ele viveu em Jerusalém, o primeiro a estudar na Escola Bíblica, depois ensinar vários assuntos, incluindo a história e exegese lá. De 1938 a 1953, ele foi o editor da Revue Biblique. Ele ficou interessado em estudos arqueológicos, enquanto em Israel, aprendendo como ele passou de pessoas como William F. Albright, Kathleen Kenyon e Benjamin Mazar. Em 1945, ele se tornou o diretor da Escola, cargo que ocupou até 1965. Em 1956, embora não seja um epigrafista, de Vaux tornou-se o editor-chefe para a produção gradual dos Manuscritos do Mar Morto, sendo responsável para os primeiros cinco volumes de Descobertas no deserto da Judéia, a publicação oficial para edições dos pergaminhos. De Vaux é autor de outras obras como: Instituições de Israel no Antigo Testamento (1960). Bíblia e Oriente (1967). Ele continuou como editor até sua morte em 1971.
Na introdução De Vaux, traça um leve resumo histórico de como vivia o povo israelita no deserto e como se locomoviam de uma forma nômade e seminômade, nos traz sua concepção sobre o que são instituições de um povo, segundo ele são formas de vida social que esse povo aceita por costume. Depois da introdução De Vaux divide o