Olha ai
BREVE HISTÓRIA DE ISRAEL
Petropólis, RJ
2014
WILLIAN PINHEIRO BECKER
Resenha: Breve História de Israel
Petrópolis, RJ
2014
O tribalismo e a monarquia hebraica
Breve História de Israel (editora Oikos, 94 paginas) do teólogo Milton Schwantes fornece um conjunto de ideias históricas sobre o povo hebreu até os dias de macabeus. Com tentativa de discorrer os aspectos sociopolítico e geográfico da nação eleita, seu perfil literário é bem rebuscado e muitas vezes coeso. Mediante a essa dupla de escrita há ótimas formulações de opiniões, contudo mostrando-se corrido e superficial nos temas menos relevante para a proposta do livro. O autor com todo seu gabarito foi muito feliz em quase todo livro, apresentado somente alguns pontos indigestos no decorrer da obra, que passa na maioria das vezes despercebidos.
Sua abordagem, mesclado de impessoalidade nos primeiros capítulos e anulado com opiniões que ele deixa claro de expressar – “a meu ver, sou dessa opinião”, permutam em alguns parágrafos com temáticas mais problemáticas, mas ele tenta ser menos incisivo, mesmo com tópicos sobre tribalismo que é mencionado em grande parte da obra. Os pontos neutros da obra são bem pertinentes e tramita quase na negatividade, embora nem sejam tão notáveis. Contudo o que mais chama atenção são as citações do rodapé algumas vezes repetidas e citações das próprias obras do autor. Do mesmo modo, numa primeira leitura é necessário utilização de um dicionário, pois o livro apresenta palavras complexas, outro ponto, não tão grave, é o emprego de sarcasmo, tornando a leitura mais prazerosa, especificamente na página 34 no ultimo parágrafo sua crítica mordaz é representativo:
“Bem, é claro que não puderam acabar de todo com os reis, mas ao menos os ‘domesticaram’ um pouco, diminuindo sua gana de tributo.”
O ponto negativo do conjunto da obra mais perceptível está no titulo do livro e como o autor