resenha cyber dependencia
Disciplina: Psicopatologia Infantil
Professora: Cristiane
Acadêmica: Waleska Maia
Psicologia 7º Semestre
Resenha: Dependência de jogos eletrônicos: a possibilidade de um novo diagnóstico psiquiátrico
As novas tecnologias e sua notável disseminação acabam por atingir toda a sociedade, de forma direta ou indireta, principalmente crianças, adolescentes e jovens adultos. Isso por que cada vez mais a sociedade sugere que as pessoas utilizem produtos tecnológicos. O problema está em que, a prática de jogos eletrônicos e o uso excessivo de internet vem se distanciando do caráter meramente lúdico, e seu uso excessivo pode estar ligado a um novo transtorno psiquiátricos.
De acordo com o artigo tanto a dependência da internet quanto a dependência de jogos eletrônicos podem estar ligadas aos transtornos do controle dos impulsos e as chamadas dependências comportamentais. Porem em comparação a estudos feitos diante de outras psicopatologia em relação a essa, pouco foi realizado.
O mercado de tecnologia digital tem crescido constantemente devido à redução de preço pela produção em massa, sendo assim cada vez mais um grande número de pessoas passou a ter acesso aos equipamentos que permitem acesso à internet a todo momento. Consequentemente esta exposição excessiva permite o desenvolvimento de patologias relativas ao comportamento compulsivo ou controle de impulso, ou ainda ressalta ou reforça patologias preexistentes, com fobia social.
O uso da internet e jogos eletrônicos, vinculados à psicopatologia, pode ser considerado um comportamento desadaptativo quando são apresentados sinais de excesso na utilização de tais tecnologias. A pessoa e afetada de forma que não consegue controlar a frequência e o tempo diante de um comportamento que antes era considerado inofensivo. Passa adquirir uma dependência a tecnologia, onde de acordo com o ponto de viste clinico, esta dependência se dá quando o indivíduo não consegue