Resenha: curso fgv sustentabilidade
Quando falamos de sustentabilidade estamos falando do futuro da humanidade e a forma como agimos têm suas conseqüências com relação a esse futuro.
Construir um mundo sustentável é um desafio para todos, logo existe uma dependência mútua entre o planeta, as pessoas e as atividades econômicas.
A globalização, o crescimento das populações e o aumento do consumo individual afeta todo o ciclo natural do planeta.
A Terra é um sistema fechado, isso significa que os recursos existentes possuem limites de utilização.
Esses recursos são divididos em recursos renováveis e não renováveis: os recursos renováveis são aqueles que podem ser renovados e os não renováveis significam que existe em quantidade limitada na Terra.
Porém as pessoas estão transformando recursos em resíduos mais rapidamente do que a natureza consegue renová-los por causa do aumento das populações e do consumo pessoal.
Precisamos garantir os recursos necessários para nossa sobrevivência, mas também temos que respeitar o tempo que é levado para que a terra absorva os resíduos.
Outro problema enfrentado por todos nos dias de hoje e tem tido repercussão mundial é o problema do aquecimento global.
O aquecimento está relacionado ao aumento de emissão de poluentes como combustíveis fósseis, a gasolina e o diesel. O desmatamento e as queimadas também ajudam com esse processo.
Esses gases formam uma camada que armazena o calor e forma o efeito estufa. As conseqüências disso são o aumento do calor, ciclones, seca e degelos das calotas polares.
A sustentabilidade não somente está relacionada à como a interferência do homem pode causar danos ao ciclo natural da Terra como também implica em como o homem é capaz de viver na sociedade de forma equilibrada com a natureza, com a sua comunidade e consigo mesmo.
Desse modo a qualidade de vida das pessoas também é uns indicadores essenciais quando se refere à sustentabilidade.
A qualidade de vida nada mais é do que um índice que considera a