Resenha Cultura de Paz
Sua primeira frase fala justamente na vontade de dominar a natureza, do outro, dos povos e dos mercados. Graças a isso criamos uma cultura de guerra. Por exemplo, os principais heróis nacionais geralmente estão ligados à guerra e a violência. E nesse tipo de cultura certas profissões se tornam melhor que outra, somente pelo fato de ter a violência como uma de suas armas.
Há exemplos que o autor se descuida, e que não se tornam adequados para o momento. Ele diz: “Viemos de uma grande explosão, o Big Bang. E a evolução comporta a violência em todas as suas fases.” Violência sendo algo em que houve agressão, desrespeito, transgressão de alguma lei, não se pode dizer que no momento em que ocorreu o Big Bang, foi de fato violência. Foi somente uma mudança que deu inicio ao universo. E a violência ocorre somente nas relações humanas. Não somente o exemplo mencionado acima, mas outros exemplos mencionados posteriormente no paragrafo, relacionados com as mudanças ocorridas no Planeta Terra, são somente fatos históricos.
É possível perceber sua trajetória na vida religiosa em algumas frases do texto. Por exemplo: “(...) possivelmente a própria inteligência foi nos dada (...)”, “(...) ele foi criado criador (...)”, e na própria questão que envolve o texto, que é como colocar a paz neste mundo, pois a paz a um tema central de varias religiões. Questiona o uso das guerras como forma de resolução de conflitos. Ressalta que em vez de termos uma cultura de paz, temos uma cultura de violência. E para inverter essa