Resenha Crítica Texto Organiza o do Currículo por Projetos
Prática de Ensino III
3º semestre
RESENHA CRÍTICA TEXTO “A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO” (Kátia Aparecida Campos Portes)
Vivemos sob um contexto histórico imensamente marcado pela era da transformação tecnológica e da globalização generalizada. No cenário da educação, é fundamental que a evolução da prática pedagógica considere (acompanhe) esse modelo atual de sociedade.
Dentro desse contexto, a proposta apresentada por Kátia Aparecida Campos Portes, professora e especialista em educação, no artigo “A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho” é a mesma que tem sido discutida de forma acentuada por profissionais de educação.
De acordo com Kátia, o trabalho por projetos busca a aprendizagem significativa, visa à re-significação do espaço escolar centrado na formação global do aluno, o qual aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar, criar, descobrir e assim reconstruir seu conhecimento juntamente com os outros alunos e professor, que por sua vez deixa de ser aquela figura detentora do saber que ensina por meio da transmissão de conteúdos, passando a ser mediador, auxiliando o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo a partir das relações criadas nessas situações.
A professora afirma que esse processo acontece por meio da resolução de problemas levantados durante o projeto favorecendo assim a construção da autonomia e da autodisciplina do aluno.
Kátia ressalta ainda que durante todo o processo, o professor deve desenvolver uma inesgotável disponibilidade profissional e afetiva, pois o respeito e o afeto ao aluno propiciam uma aprendizagem mais duradoura e significativa.
O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor. O trabalho por projeto não pode ser visto como um método ou uma técnica de ensino que é mais atrativo para o aluno, mas como uma maneira de repensar o papel da escola.
Essa compreensão é