Resenha crítica sobre o filme 'desmundo"
O filme "Desmundo" relata a história de uma jovem portuguesa órfã e católica, Oribela, e de mais outras meninas que foram mandadas à América a pedido do padre ao rei de Portugal que enviasse meninas brancas, que tinham qualidades para se casarem com os colonos, afim de evitar a miscigenação da raça, minimizando o nascimento de filhos com índias. As mulheres naquela época eram tratadas como um bem, como mercadorias, como objetos sexuais de seus maridos.
As jovens portuguesas eram levadas a um lugar onde seriam oferecidas, através de uma intermediária, aos seus pretendentes.
A personagem, Oribela, ao ter o primeiro contato com o homem, o qual se casaria, sentiu-se incomodada com aquela situação, por ser muito religiosa, ela cospe no rosto do mesmo fazendo-o desistir, entretanto de nada adiantou.Novamente oferecida a outro homem chamado Francisco de Albuquerque. Na hora de consumar o casamento, através da união sexual, ela lhe pede tolerância, para que assim se desenvolvesse um afeto.
Depois de um tempo, Oribela se interessa por seu rival, o mercador Ximeno, oferecendo-se a ele diante do seu marido. Inconformado,
Francisco a castiga com uma surra e a violenta sexualmente, após ser estuprada Oribela tenta fugir, na fuga encontra-se com homens que tentam fazer mal a ela e são surpreendidos pelo marido que os mata, ele a leva para casa, deixando aos cuidados de uma índia.
Ainda insatisfeita com tal situação, Oribela planeja e foge com Ximeno. O marido desconfia e consegue encontrá-los, mata o amante de Oribela e a leva para casa novamente, provando que não lhe restava opção. Isso fazia com que as mulheres acabassem por gostar dos maridos pela força da ameaça, deveriam ser obediente a seus maridos, sem apresentar qualquer tipo de comportamento inapropriado, do contrário era justificado o uso de “corretivos” ,que envolviam atitudes que submetiam a mulher a uma verdadeira humilhação e abdicação de suas