Resenha do segundo capítulo do livro casa grande e sezala

622 palavras 3 páginas
Resenha do capítulo 2 do Livro casa grande e senzala
“Híbrida desde o início, a sociedade brasileira é de todas as da América a que se constituiu mais harmoniosamente quantos às relações de raça: dentro de um aproveitamento de valores e experiências de povos atrasados pelo adiantado; no máximo de contemporização da cultura adventícia com a nativa, da do conquistador com a do conquistado.”
Este segundo capítulo, sobre o papel dos indígenas na formação social brasileira permite a Freyre desenvolver sua tese apoiada na miscigenação. A miscigenação continua central, mas, neste capítulo, assume caráter de verdadeira “intoxicação sexual”, que, segundo Freyre, teria caracterizado o primeiro século da colonização.
A ideia geral do capítulo é simples: os índios de sexo masculino foram praticamente inúteis na formação social brasileira, porque, provindos de povos nômades, e não tendo hábito de trabalho, que era realizado pelas índias, não se sujeitaram ou, melhor, não tiveram competência para serem escravos; já as mulheres índias foram muito úteis como procriadoras caboclas. Oferecidas, “de pernas abertas” para o colonizador português, supriram o grande problema da colonização: a falta de mulheres brancas. Assim, a mulher índia foi a base da família brasileira. Enquanto o índio foi praticamente insignificante nesse primeiro momento de colonização.
Entretanto, a partir principalmente de São Paulo, e relacionado com as bandeiras, vemos que “índios e mamelucos formaram uma muralha movediça, viva, que foi alargando em sentido ocidental as fronteiras coloniais do Brasil, ao mesmo tempo que defenderam, na região açucareira, os estabelecimentos agrários dos ataques de piratas estrangeiros... A enxada é que não se firmou nunca na mão do índio nem do mameluco”.
O índio não era livre, este vivia cheio de medos. Para o índio o contato com o branco foi dissolvente. Mas ao contrário do que aconteceu com os espanhóis e os ingleses, os índios não foram simplesmente dizimados. De

Relacionados

  • Resumo Gilberto FREYRE
    3681 palavras | 15 páginas