RESENHA CRÍTICA SOBRE O DOCUMENTÁRIO FALCÃO – MENINOS DO TRÁFICO
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DIREITO
RESENHA CRÍTICA SOBRE O DOCUMENTÁRIO
FALCÃO – MENINOS DO TRÁFICO
GUILHERME ARAÚJO DOS SANTOS
(201069516-8)
Nova Iguaçu, 17 de setembro de 2013
Falcão - Meninos do Tráfico é um documentário realizado em diversas favelas do país, o qual teve como objetivo mostrar as angustias, razões e sonhos dos meninos que trabalham no tráfico, e perdem a infância, para viverem em função do tráfico das drogas. Ao longo do trabalho é feita uma ressalva aos direitos garantidos pela Constituição Federal, e um destaque a necessidade de tentativa de solucionar o problema do tráfico de drogas. A obra em comento mostra a gravação do documentário realizado pelos autores MV Bill e Celso Atayde que, durante 06 (seis) anos vivenciaram a realidade dos meninos que vivem nas favelas. Ao produzir o documentário, a intenção dos autores foi a de refletir e conscientizar a população acerca de um Brasil que muitos não conhecem, e não a de denunciar a criminalidade lá existente, nem encontrar uma solução para ela. E o objetivo maior é demonstrar que por trás daqueles jovens traficantes existem sentimentos que muitas vezes são impedidos de aflorar, e sonhos que quase nunca são realizados porque eles não têm oportunidade para tentar, ou quando tentam, são mortos antes de alcançá-los, pelas drogas, pelos criminosos ou pela polícia.
No depoimento deste único sobrevivente, ele diz que “Eu queria é ser um palhaço. É meu sonho desde pequenininho, se eu conseguisse entrar em uma escola de Circo, saía da “boca” agora”.
O codinome falcão é dado ao jovem que vigia e protege a “boca de fumo” e os moradores daquela favela, protege principalmente da polícia, que muitas vezes é aliada do tráfico, e dos rivais dos traficantes. Ele também participa do tráfico à noite, em razão disso, usa droga para se manter acordado.
Além da discussão