Resenha crítica - Os usos culturais da cultura
A resposta do planejamento turístico diante de questões culturais
¨Os ¨usos culturais¨ da cultura, Contribuição para uma abordagem crítica das práticas e políticas culturais (MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. In: Yazigi, Eduardo e outros. Turismo, paisagem e cultura. São Paulo: HUCITEC, 1996.
O autor é Professor Emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, titular aposentado de História Antiga, docente do programa de Pós-Graduação em História Social, Licenciado em Letras Clássicas (USP, 1959), Doutorado em Arqueologia Clássica (Sorbonne, 1964). Dirigiu o Museu Paulista/USP (1989-1994), organizou o Museu de Arqueologia e Etnologia/USP (1963-8) e o dirigiu (1968-78). Membro do Conselho Superior da FAPESP (1977-79), da Missão arqueológica francesa na Grécia (antigo membro estrangeiro), do CONDEPHAAT (1971-87, 1996-2004, 2006-7), do Conselho do IPHAN (desde 2005). Fez pesquisas e publicou, no Brasil e no Exterior, nas áreas de História Antiga (história da cultura, pintura helenística, urbanismo antigo), cultura material, cultura visual, patrimônio cultural, museus e museologia. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002).
(disponível em )
A transcrição da palestra proferida pelo Professor Ulpiano T. Bezerra de Meneses, no encerramento do Congresso Internacional de Geografia e Planejamento do Turismo/ Sol e Território reúne reflexões selecionadas para analisar a problemática do turismo cultural.
O autor cita que a expressão-título do texto – Uso da cultura poderia supor uma visão materialista e objetiva da cultura quando na realidade a cultura não é externa aos sujeitos sociais e sim incorporada à vida social. O autor cita como pontos presentes no texto, porém não considerados na análise, o emprego da cultura como demarcador de fronteiras, como base de sustentação do status e de alimentação do prestígio e como vetor de alienação em nosso mundo, bem como a indústria cultural. O