Resenha Crítica Oportunidades Disfarçadas
Casos reais de empresas que passaram por dificuldades e por meio delas tiveram sucesso é apresentado na obra de Carlos Domingos, intitulada Oportunidades Disfarçadas. Lançada em 2009 pela editora Sextante, deixa nas suas entrelinhas pitadas de motivação para empresários de grandes ou pequenos negócios que se veem em crises, ou até a beira da falência, podendo enxergar ao seu redor uma oportunidade.
Nomes de pessoas, empreendedores e empresas reconhecidos mundialmente são descritos com clareza e criatividade, deixando ao leitor muitas surpresas no decorrer das histórias. No livro, o autor separa as oportunidades disfarçadas em capítulos, ou nas variadas áreas, como nas crises, problemas com a equipe, falta de recursos, etc. Ele faz provocações ao leitor por meio dos casos que cita. Expressões como “dar a volta por cima” são encontradas facilmente nas páginas do livro.
Observa-se que algumas das empresas citadas conseguiram se destacar por conta de erros cometidos - tidos no momento como irreparáveis -. E como se superaram em meio a dificuldades é o que deve servir de inspiração. O autor utiliza clichês como: não há problemas sem solução, não há vitórias sem dificuldades e não há conquistas sem esforço, para realçar ao leitor que as oportunidades nem sempre são explícitas e que elas realmente dão certo mostrando-nos o risco que é preciso correr para ter-se a glória nos negócios.
Ele também utiliza casos de empresas completamente distintas em suas estruturas organizacionais para chegar o mais próximo da realidade do leitor. Há casos em que a empresa possui uma estrutura tradicional, e, ao instalar uma filial em um país diferente do seu de origem, depara-se com uma situação jamais imaginada por seus gestores, devido a uma cultura que exige estruturas inovativas tanto para clientes quanto para colaboradores.
Criatividade é uma palavra bastante defendida pelo autor, mas é preciso persistir na sua ideia até o