Resenha Oportunidades Disfarçadas
Trabalho Interdisciplinar – Resenha Crítica
Gabriella Alessandra Bonamente
Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Turma PP11)
28/05/2012
1 INTRODUÇÃO
A eterna busca por novas oportunidades já é matéria do senso comum nos dias atuais, a sociedade contemporânea vive sob uma forma de pensamento universal, o capitalismo. A competição, os problemas, os lucros, sucessos e fracassos fazem parte do sistema capitalista. O livro “Oportunidades disfarçadas” de Carlos Domingos, editora Sextante, São Paulo, demonstra exatamente esse sistema. De forma despretensiosa o autor prova que é em terrenos cobertos de fracassos e insatisfações que nascem as ideias mais inovadoras do mercado, os problemas disfarçados de oportunidades são a essência da obra.
Com 304 páginas e 200 exemplos reais, “Oportunidades disfarçadas” prova que as dificuldades são o verdadeiro segredo do sucesso. Mesclando teorias e exemplos o autor narra os fracassos que empresas e marcas que hoje reinam no mercado enfrentaram. Tal oscilação de conteúdo também ocorre no decorrer deste trabalho.
Atualmente quem dita o mercado é o consumidor, por tal ocorrência é indispensável o conhecimento como individuo, sua região e principalmente suas preferências.
2 CONSUMIDOR, O DITADOR DO MERCADO
A obra de Carlos Domingos, “Oportunidades Disfarçadas”, editora Sextante, relata uma série de casos em que empresários à beira da falência conseguiram superar as dificuldades da empresa e descobriram novas oportunidades para se reerguerem. São as então titulo do livro e ditas, oportunidades disfarçadas. O livro é dividido em cases e cada item aborda um tipo de situação, porém a essência da obra é a mesma, salienta os problemas e mostra que muitas vezes tem-se os mesmos por soluções. Os títulos são: Oportunidades disfarçadas nas crises, na concorrência acirrada, nas reclamações de clientes, na falta de recursos, nos problemas com a equipe, nos