Resenha crítica - justiça
Curso de Direito
Professor: Ademar Pozzatti Matéria: Teoria do Direito
Acadêmica: Fabrina Nunes Turma: DID 11
Documentário – Justiça
O documentário “Justiça” retrata a realidade da vida judiciária brasileira, diferente do que é imagino pelos cidadões brasileiros.
Estamos acostumados à caracterizar a justiça do nosso país como ‘perfeita’, utilizando uma visão utópica, onde tudo ocorre corretamente e idealmente.
Durante todo o documentário as imagens são imóveis, com o objetivo de retratar a realidade carcerária e processual existente no nosso país. Além da imobilização das imagens, as mesmas são frias e sem trilha sonora, para causar impacto. A “Justiça” quebra essa visão de ‘perfeição’ retratando dois casos que são comuns de ocorrerem nos nossos dia-a-dias. Os acusados têm histórias distintas, mas muito em comum. São pessoas que moram nas favelas do Rio de Janeiro, não tendo condições de pagar um advogado, sendo assim, um advogado do Estado é convocado para representar-los. Além disso, ambos são condenados, onde um recebe a sentença de 3 anos e 30 dias-multa em um regime semi-aberto e outro 4 anos convertidos a prestação de serviços. O documentário retratou como é a vida daqueles que foram condenados e estão presos. Uma grande massa das cadeias brasileiras estão em condições precárias, recebendo um número maior do que a sua capacidade. No momento em que o réu reconhece sua sentença, o mesmo tem o direito de recorrer. Porém, um dos personagens abriu a mão de recorrer pelo fato de que teria que continuar na prisão em que se encontrava até obter respostas. Carlos Eduardo, o acusado, preferiu ser transferido para uma cadeia que tinha condições melhores. Já o outro personagem do documentário, ao ter reconhecimento, também não recorreu, isso se deu pelo fato de que ele não tinha conhecimento do que poderia recorrer. Com esses dois casos, podemos notar que a justiça brasileira as vezes pode não