Resenha crítica: FERREIRA, Suely. Reforma da educação superior no Brasil e na Europa: em debate novos papéis sociais
PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DISCIPLINA: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
FERREIRA, Suely. Reforma da educação superior no Brasil e na Europa: em debate novos papéis sociais para as universidades. 33ª Reunião Anual da Anped, GT 11. Política de Educação Superior, UERJ, 2010.
REIS, Suellen de Kássia Lemos No artigo Reforma da Educação Superior no Brasil e na Europa: Em debate novos papéis sociais para as Universidades (33ª Reunião Anual da Anped, GT 11, 2010, 15 páginas), a professora doutora em Educação Suely Ferreira nos apresenta os novos papéis sociais que estão sendo exigidos para as Universidades atualmente, “ao ser exigida uma nova relevância social na e para a sociedade da economia do conhecimento” (p.1) analisando esta situação a partir da reforma da educação superior do Brasil (1995-2008) e comparando ao Processo de Bolonha (1999-2008).
O referido artigo dividiu-se em: breve introdução onde traça um panorama geral do assunto, e em mais quatro divisões por temas essenciais para a compreensão da situação analisada, sendo a primeira divisão, ou item, “O discurso da crise e a defesa de novos papéis sociais para as universidades”, o segundo, “Novas finalidades para as universidades no contexto da União Europeia”, o terceiro, “A internacionalização da educação superior: finalidades sociais em disputa” e o quarto,” A reforma da educação superior no Brasil e a redefinição dos fins da universidade”, finalizando com as considerações finais.
Na introdução, a autora questiona a existência das Universidades e seu papel social, apresentando sutilmente as reformas realizadas no Brasil e na Europa, com o enfoque das reais finalidades desta instituição conforme o sistema capital vigente. O primeiro item que se intitula “O discurso da crise e a defesa de novos papéis sociais para as universidades” nos traz ideias sobre a “crise da universidade e da