ENGENHARIA
A temperatura aumenta com a profundidade. Quando ocorre uma intrusão magmática, o calor vai superaquecer as rochas encaixantes, calor proveniente desse magma. Assim as rochas ficarão submetidas a temperaturas que provocarão diversas alterações, embora essas temperaturas não sejam suficientes para fundir as rochas. Portanto, a temperatura favorecerá reações químicas entre minerais aumentando assim a vulnerabilidade das rochas que serão sujeitas a pressões. Normalmente no metamorfismo o efeito da pressão combina-se com o da temperatura.
Pode ser classificado como de:
•alto grau: condições de altas temperaturas (ex.: gnaisse (origem: granito))
•médio grau: condições intermediárias (Ex.: micaxistos)
•baixo grau: condições brandas de metamorfismo (ex. Ardósia (origem: folhelho argiloso). Pressão
Como o processo designado por metamorfismo que ocorre no interior da terra, as rochas encontram-se a diferentes profundidades, e, desta forma, sujeitas a pressões variadas. A maior parte das pressões são devidas ao peso das camadas superiores designando-se por isso pressões litostáticas. Estas pressões podem-se sentir facilmente a profundidades relativamente pequenas. Existem ainda outras pressões orientadas que se relacionam diretamente com compressões provenientes dos movimentos laterais das placas litosféricas. A orientação e deformação de muitos minerais existentes nas rochas metamórficas evidencia a influência deste tipo de pressão
2 - AGENTES DO METAFORMISMO:
a) TEMPERATURA: Ao aprofundarem-se progressivamente sob um crescente n° de camadas de sedimentos as rochas vão sofrendo temperaturas cada vez mais elevadas.
- CALOR RESIDUAL DA TERRA – Grau geotérmico (1ºC a cada 33 m);
- INTRUSÕES ÍGNEAS – Grandes massas de rochas
- DESINTEGRAÇÃO DE SUBST. RADIOATIVAS – Energia liberada;
- ATRITO ENTRE CAMADAS – Energia de fricção
Ação maior da temperatura ? Recristalização dos Minerais
Desenvolvimento de novos minerais (leva os grãos a