Resenha crítica ebitda
O autor teve seu artigo publicado na Revista Pensar Contábil – Ano VI – nᵒ 26 – Nov/Dez 2004 a Jan/2005, por ter arrebatado o 5ᵒ lugar do V Prêmio Contador Geraldo De La Rocque, de Abril/2004. É de fácil compreensão, já que os termos contábeis utilizados são explicados no próprio artigo. O conteúdo é constantemente exemplificado, com casos verídicos de empresas que fazem parte dos noticiários ou que, de uma forma ou de outra, fazem parte do dia-a-dia de cidadãos comuns. Além disso, o autor preocupou-se em citar diversas referências, bibliográficas ou não, que servem como fontes para pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto.
No artigo, o EBITDA – Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization – é conceituado como sendo um indicador de desempenho muito valorizado e utilizado, principalmente, por investidores e administradores. Seu principal objetivo é medir a produtividade da empresa. A comparação sempre é feita com o(s) período(s) anterior(es), como forma de saber se a empresa está sendo mais eficiente.
O artigo em questão discorre a respeito das vantagens e desvantagens de se tomar o indicador EBITDA como base para análise de desempenho de empresas dos mais variados segmentos e atuantes em diferentes mercados. Argumenta sobre a importância de os empreendedores modernos colherem informações certas e completas a fim de reduzir incertezas quanto ao futuro das empresas que administram ou pretendem investir. Isto porque, com a crescente instabilidade na economia mundial, empresas de todos os tipos e ramos de atividade, mesmo as aparentemente mais bem preparadas e fortes, estão sujeitas a cair.
Fala do papel da