Resenha crítica do texto cidadania e educação
Os textos trabalhados foram retirados do Livro Cidadania e Educação, de autoria do renomado historiador Jaime Pinsky. Além de ser professor com tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo, ele também é reconhecido por sua vasta obra sobre cidadania, tendo como principal preocupação verificar algumas questões que envolvem a sociedade em geral, entre elas, os direitos humanos e a educação.
O livro publicado em São Paulo, no ano de 1998 pela Editora Contexto, abrange diversos artigos onde são retratados os conceitos de cidadania e educação fazendo sempre um paralelo com as ações do cotidiano. A parte do livro que será o foco do nosso estudo mostra essas definições dentro do ambiente escolar e no convívio social.
A seção inicial intitulada de “Professores e política educacional” faz uma reflexão acerca do papel do professor, os benefícios que deveriam ser destinados a esses profissionais, o direcionamento que é dado aos investimentos governamentais nessa área e a importância do livro didático na formação dos docentes e educandos. Para tanto, o autor utiliza como sustentação para seus fundamentos os principais desafios da política educacional.
Antigamente o professor era visto como uma figura de suma importância e total respeito diante da sociedade, mas ao longo dos anos essa posição foi sendo perdida devido à baixa valorização que é dada a esses mestres. O autor exemplifica essa situação afirmando que “o corpo docente era estável”, ou seja, o docente que tinha a formação do magistério conseguia ocupar seu espaço intelectual, era considerado um símbolo de talento e inteligência.
Podemos perceber diante dessas situações, que a realidade vivenciada por esses profissionais é bem diferente, não só pelo fato de serem obrigados a assumir uma carga horária que vai além de suas possibilidades, mas também porque eles acabam perdendo a motivação para buscar maiores conhecimentos. E ainda, a