Resenha Crítica do livro Memórias póstumas de Brás Cubas
CLEIDE DE JESUS ROCHA DE FIGUEREDO RA: 1081260
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: MEMÓRIA POSTUMAS DE BRÁS CUBAS
CANDEIAS - BA
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Resenha crítica do livro: Memória Póstumas de Brás Cubas, apresentado ao Centro Universitário Claretiano para complemento de carga horária como atividade de AACC vinculado ao curso de Licenciatura em Educação Artística. Sob a orientação do (a) Prof. º Luis Magno Gomes das Virgens realizado pela aluna Cleide de jesus Rocha de Figueredo RA: 1081260.
CANDEIAS- BA
2014
RESENHA CRÍTICA
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
Assis, Machado de; Memorias Póstumas de Brás Cubas – são Paulo, SP: Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda., 2007.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
3. RESUMO DA OBRA
A obra é um romance que contém cento e sessenta capítulos todos escritos por um único autor traduzindo suas ideias através de uma narrativa que conta a história de vida do personagem Brás Cubas, narrada pelo mesmo após sua morte.
No primeiro capitulo Brás cubas inicia suas memorias póstumas a partir do seu funeral, onde o personagem argumenta preferir principiar por tal acontecimento por acreditar que tanto o nascimento quanto a morte possuem o mesmo sentido na vida do ser humano.
Por conseguinte o personagem continua recordando o dia de sua morte, ainda nesse capitulo Brás fala da importância de se valorizar o tempo e a proficuidade da vida, tendo em vista a inutilidade de um corpo imóvel situação a qual ele se encontrava. O referido capitulo também aborda uma relação de acompanhamento e zelo por parte da natureza em cada situação das etapas da vida humana.
No segundo capitulo Brás prossegue a narrativa apresentando duas ideias a respeito da ambição pela glória aqui na terra, uma apoia o desejo e a outra se opõe a ele, nesse paragrafo o autor