Resenha Crítica do filme Inconscientes
Resumo
Inicialmente o filme nos mostra alguns acontecimentos da época como, por exemplo, em 1913 os indícios para a I Guerra Mundial, o fim do espartilho e a criação do sutiã, a turnê de S. Freud seguido por outros modernos. Com isso, o desenrolar da obra inicia-se com angústia da personagem Alma Mirra com o sumiço repentino de seu esposo Dr. Leon Prado. Começando assim o desenrolar da obra de Joaquim Oristell. Alma recorre ao seu cunhado Dr. Salvador, esse que é casado com sua irmã Olívia Mirra, ambas filhas do Dr. Mirra (o qual possui um hospital e é um dos lugares que a obra é desencadeada), para tentarem descobrir o porquê do sumiço de Leon. Com a ajuda de Salvador, Alma começa a procurar documentos/pistas deixado por seu esposo para tentarem chegar a Leon e o porquê de sumir repentinamente. Eles utilizaram para a investigação os manuscritos de alguns pacientes do Dr. Leon.
A personagem Alma Mirra é uma mulher desenvolvida para os padrões de sua época. Leon, seu esposo era um dos seguidores das teorias freudianas, mas depois de um estágio isso mudou sua vida. A elite médica estava ansiosa para a visita de S. Freud pois iria trazer o pioneiro da Psicanálise com suas ideias inovadoras e revolucionárias para uma palestra. Após o sumiço do Dr. Leon como foi mencionado incialmente os manuscritos que Alma e Salvador tinham em mãos eram de quatro pacientes recorrendo a estes para reencontrá-lo:
Uma atriz com complexo de perseguição;
Tórtula uma atriz de filmes eróticos, masoquistas, que por ter tido um caso com uma pessoa para sim importante, sofrendo um complexo de perseguição.
Uma paciente com problemas mentais que tenta homicídio contra o marido;
Pastora era interna do hospital e sofria de doenças mentais.
Uma mulher indecisa com sua sexualidade;
Sra. Ducat sofria de insônia e foi medicada por Dr. Leon, mas seu medicamento era usado para seu marido dormir, para sair para se encontrar com sua amante, vivendo um relacionamento extraconjugal.