Resenha crítica de texto
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
UNIRIO/CEDERJ
Segunda AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA- 2012.1
Disciplina: História e Documento
Coordenação: Professora Ana Maria Mauad
Nome: Roger Barbosa de Moura Matrícula: 12116090105
Pólo: DCA
Grande Dedicação ao Quase Ignorado
Mattos, Hebe Maria. Os Combates da Memória: escravidão e liberdade nos arquivos orais de descendentes de escravos brasileiros. Rio de Janeiro: Revista Tempo Número 6, 1998, 12 p.
Hebe Maria Mattos é professora titular de História do Brasil do Departamento de História da UFF, mesma Universidade em que cursou o Doutorado (1993). Atua na liderança do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) nas linhas de pesquisas: África e Mundo Atlântico e Memória, Escravidão e Cidadania. Autora de obras como: Escravidão e Cidadania no Brasil Monárquico (2000), que fala dos direitos e deveres da população afro no Brasil Monárquico e Memórias do Cativeiro (2005), que fala das duras condições de vida de descendentes de escravos no interior do Rio de Janeiro.
O artigo Os Combates da Memória: escravidão e liberdade nos arquivos orais de descendentes de escravos brasileiros trata da utilização de gravações sonoras de depoimentos de descendentes de escravos realizadas por pesquisadores em regiões rurais do centro-sul do Brasil e utilizadas como fontes históricas. A autora pretende apresentar sua cuidadosa análise, guiando-se pelo objetivo de cada entrevistador e por seu comportamento diante de seus entrevistados. Ela observa pontos semelhantes nas palavras dos depoentes e os termos utilizados por eles. Contribui de forma especial como um alerta ao trabalho de historiadores, pois, a partir de sua análise, traça o perfil social entre escravos, senhores e libertos, observando elementos importantes negligenciados por