Resenha crítica do texto hospedagem
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA E HOTELARIA
CURSO DE HOTELARIA
DOSCENTE: Allana Lage Ferraz de Oliveira Soares
DISCENTE: André Lacerda
IH804 – Gestão em Hospedagem
HOSPEDAGEM
Dentro da história da hospedagem sabe-se que esta é uma prática muito antiga e que provavelmente iniciou-se nos tempos de Olympia e Epidauro, quando os povos da época tinham necessidade de viajar muito, devido ao deslocamento necessário às variadas formas de práticas comerciais. Para isso, deveriam existir locais para essas pessoas hospedarem-se.
Outras ocorrências históricas como, por exemplo, o surgimento do Cristianismo incentivaram o turismo e, por conseguinte, a hospedagem, devido aos trabalhos de peregrinação com o objetivo de converter pessoas. Deslocamento de romanos, conquistas militares e a citada expansão religiosa exigiram a criação de novos caminhos ao longo das terras conhecidas da época.
Na Idade Média, as viagens com fins religiosos se intensificaram e com isso, provavelmente, o efetivo início das pousadas para abrigar peregrinos. Em Londres surgiram as primeiras hospedarias, bem como aquelas do interior da Inglaterra, chamadas de ‘’hospedarias de campo’’. As primeiras leis que davam tratamento ao assunto surgiram na França, por volta de 1254, e tinham como ápice a determinação de que “Bens roubados dentro do estabelecimento deveriam ser indenizados por três vezes o valor declarado”.
Os cavalheiros que foram incubados para proteger e oferecer abrigo seguro aos peregrinos criaram os hospitais que tinham como função servir de albergues destinados a peregrinos velhos e enfermos.
Após a queda do Império Romano e, portanto, já na Idade Moderna, as viagens de turismo se intensificaram e eram feitas a cavalos, que era o meio de transporte mais eficiente naqueles tempos. Surgiram então, os albergues que junto com as hospedarias e as pousadas iniciaram a oferta de alimentação para os