Resenha crítica: cinco desafios da educação em ciências
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
David D. Thornburg, PhD. Five Challenges in Science Education. Thornburg Center for Space Exploration, 2009.
2 APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA
David D. Thornburg, nasceu em Chicago em 1943, possui doutorado interdisciplinar em Física, Engenharia e Matemática, é o fundador e Diretor de Operações Globais da Thornburg Center. Ele é um futurista premiado, autor e consultor cujos clientes variam entre o setor público e o setor privado. Seu foco principal é nos modernos meios de computação e comunicação, aprendizagem baseada em projetos. Constantemente é procurado como um palestrante e líder de oficina para as escolas, fundações e governos.
Como um filho do Céu de outubro David foi fortemente influenciado pelo trabalho precoce na exploração do espaço, e foi o beneficiário das mudanças no sistema educacional dos EUA que promoveram e desenvolveram o seu interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Ele agora é empenhado em ajudar a nova geração de estudantes e seus professores a difundir essas habilidades através do mecanismo de investigação da aprendizagem orientada e baseada em projetos.
David divide seu tempo entre os Estados Unidos e o Brasil. Seu trabalho no Brasil também está focado na educação e atualmente faz parte de uma equipe de reformulação curricular prática para algumas escolas e perto de Recife, onde mantém residência.
3 PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
O autor tem seu trabalho influenciado no campo educacional por Seymur Papert, Howard Gardner e Mihalyi Csikszentmihalyi. David também se considera um entusiasta educacional progressiva (na sequência dos trabalhos de Dewey e seus colegas) e o trabalho pedagógico de Jean Piaget.
4 BREVE SÍNTESE DA OBRA
O texto aborda como o autor passou a se interessar pelas ciências aos quatorze anos após o lançamento do Sputnik em 04 outubro de 1957, fato este que desencadeou a paixão e o pleno direito do