resenha crítica cidades sustentaveis
Amanda Neuberger Campos, RA 5124152
Cidades para seus habitantes: Compactas e Sustentáveis
ROGERS, R; GUMUCHDJIAN P. Cidades Sustentáveis. In: RICHARD ROGERS; PHILIP GUMUCHDJIAN. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SA, 2001. p. 25-63.
Richard Rogers nasceu em Florença, Itália, em 1933. Cursou arquitetura na Architectural Association School, em Londres e graduou-se na Universidade de Yale. Em 1980 Rogers tratava sobre questões sociais e ambientais que se tornaram primordiais atualmente. Recebeu o Premio Pritzker em 2007. Philip Gumuchdjian nasceu em 1958, graduado pela Architectural Association School e pelo Royal College of Art, em Londres. Iniciou sua carreira no estúdio de Richard Rogers, em 1980, onde trabalhou por 18 anos, estabelecendo em 1998 sua agencia Gumuchdjian Arquitetos, a qual já ganhou prêmios da arquitetura como o Premio Nacional do Royal Institute os British Architects (RIBA), em 2008 e o Premio Stephen Lawrence, em 2003 e 2010.
O livro ‘Cidades para um pequeno planeta’ é estruturado em capítulos, cada capítulo oferece um texto corrido a respeito sobre certo assunto, discorrendo pelos assuntos, oferecendo exemplos os quais são brevemente estudados para tratar de algo, contém bastantes imagens que permitem o maior dinâmico no decorrer dos assuntos. Este capítulo, ‘Cidades sustentáveis’ é introduzido com dados e exemplos gerais a respeito do assunto que ele tratará, o qual se resume a possibilidades de as cidades serem pensada para acompanhar o descomunal aumento no crescimento urbano e serem autossustentáveis, sem que gerações futuras sejam colocadas em risco. É colocada uma forma de se planejar essa cidade, onde se pensa nela como sendo uma ‘nave espacial’, a cidade devendo ser pensada como um sistema ecológico, onde esse sistema deve ser circular, minimizando as entradas de energia e maximizando a reutilização dos recursos que fazem a