resenha ecodesign
2013.2
Resenha Crítica do livro:
O desenvolvimento de produtos sustentáveis, Ezio Manzini e
Carlo Vezzoli
Matéria: Ecodesign
Professor: Alfredo
Aluna: Karen Matos
Introdução
Na minha visão, a primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável, é reconhecer que os recursos naturais são finitos. Deve-se usar os bens naturais com critério e planejamento, tendo respeito ao próximo e consequentemente ao meio ambiente.
A conscientização acerca dos problemas ambientais tem como decorrência a reorientação de novos comportamentos sociais e a procura por produtos e serviços que minimizem o impacto gerado ao ambiente. Ele tem como proposta o desenvolvimento de uma cultura de “projetos” capaz de enfrentar a transição para a sustentabilidade e de promover o surgimento de uma nova geração de produtos e serviços sustentáveis.
A sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais relevante devido às mudanças climáticas, o comportamento das indústrias em relação aos seus produtos e processos de produção, a utilização de recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Considerar a sustentabilidade no projeto de produto, apresenta uma tendência na sociedade e na economia, correspondendo a uma mudança cultural e também tecnológica.
A minha opinião sobre o livro, gira em torno do fato de eu admirar muito a sustentabilidade em si, e principalmente aplicada no
Design. Para mim, a sustentabilidade é uma tendência que estará sempre presente, porém, poucos conhecem a respeito dos processos requeridos para chegar ao fim sustentável e de sucesso.
Resenha
O livro O desenvolvimento de produtos sustentáveis, mostra o que precisamos fazer e como devemos fazer para chegarmos a conceitos e projetos industriais de produtos sustentáveis, pensando sempre no processo e pensando afrente, ou seja, no futuro.
Concordo com a forma em que abordaram a questão do significado da palavra Ecodesign, pois, hoje em dia, podemos dar muitos