Resenha critica
ESTUDO DIRIGIDO: LIMA, Licínio C. O Currículo na Ação: a Arquitetura da Prática. 2002, p. 201 In: Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública) Portanto, do que se trata o currículo na ação pedagógica?
CORREÇÃO DAS PROPOSIÇÕES: O Currículo na Ação
1) Do que se trata o currículo na ação pedagógica?
Um currículo se justifica na prática, enfim, por pretensos efeitos educativos e estes dependem das experiências reais que os/as alunos/as têm no contexto da aula, condicionadas pela estrutura das tarefas que cobrem seu tempo de aprendizagem. O currículo recai em atividades escolares, o que não significa que essas práticas sejam somente expressão das intenções e conteúdos.
2) Por que, muitas vezes as tarefas escolares não são tão amplas?
Existem tarefas ou atividades muito diferentes, de grau diverso de complexidade e duração, envolvendo elementos simples ou mais complexos. Dentro das mais amplas cabem outra mais específicas, inclusão na qual encontram sentido.
Geralmente, a variedade de tarefas escolares praticadas pelos/as alunos/as não é tão ampla como poderia parecer à primeira vista e na teoria. Muito pelo contrário, apesar da dispersão de estilos educativos que caracterizam os/as professores/as, com seus matizes, as tarefas que propõem a seus/suas alunos/as são muito semelhantes, apresentando bastante regularidade, inclusive entre áreas e disciplinas muito diferentes entre si.
3) Como o ensino pode ser organizado a partir de um determinado currículo?
O ensino viria a ser a organização das tarefas nas condições mais favoráveis para que possam se desenvolver os processos de aprendizagem adequados para obter a apropriação das possibilidades dos conteúdos de um determinado currículo ou parcela do mesmo.
4) Por que o