resenha critica o que é ciencia afinal
Raianne Cristina G. Oliveira da silva.
CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal? 2º ed. Cidade. Editora Brasiliense, 1993.
INTRODUÇÃO
Alan Francis Chalmers nascido na Inglaterra, em Bristol, no ano de 1939. Graduado em física pela Universidade de Bristol, com mestrado pela Universidade de Manchester e doutorado pela Universidade de Londres.
Quando professor na Universidade de Sidney, na Austrália, escreveu o livro “O que é ciência afina?”, um livro de filosofia com enfoque nas teorias da ciência e nas opiniões modernas sobre a natureza da ciência. Seus primeiros capítulos foram escritos seguindo uma grande influência popperiana, do Karl Popper¹, que tem como principal fundamento a clareza em relação ao problema em que se está interessado, expressando de maneira simples e objetiva.
O objetivo do livro é ensinar a filosofia da ciência com uma introdução simples, clara e elementar as opiniões modernas sobre a natureza da ciência.
Nos capítulos 1 e 2 o autor discute os métodos que a ciência usa para elaborar suas teorias e comprová-las. Chalmers questiona a credibilidade dos métodos científicos, induzindo o leitor a acreditar que as experiências científicas, os métodos de indução e dedução usados pela ciência são insuficientes para provar ou desaprovar teorias científicas, insinuando, ainda, que os métodos científicos são crenças, citando a visão de Feyerabend², que faz uma analogia da ciência com as religiões, comparando o poder da ciência no mundo moderno com o poder do cristianismo na Europa em eras antigas.
DESENVOLVMENTO
Na conclusão da introdução do livro, Chalmers afirma que os métodos indutivos e dedutivos, e as experiências dadas pela observação são insuficientes para provar ou desaprovar teorias científicas, no entanto, ele mesmo usa proposições lógicas indutivas e filosóficas para afirmar que as teorias científicas não podem ser conclusivamente provadas e desaprovadas quando diz “Alguns argumentos para