Resenha critica sobre geração x e y
A importância da Descrição de Cargo1
Olá Pessoal! Prontos para a última unidade?
Durante a teleaula 2, debatemos sobre seleção de pessoal, para também colocar outros elementos, para assim integrar os diversos sistemas de RH. Consideraremos nesta aula que a entrada de um novo colaborador significa, necessariamente, mudanças para a organização. Uma pessoa diferente, com ideias que foram construídas em outros locais de trabalho. Esse é um ponto muito positivo que pode ser utilizado para o desenvolvimento das pessoas e da organização como um todo.
Como vimos na aula passada, selecionar não é uma tarefa muito fácil, e por isso, cabem alguns cuidados por parte do selecionador.
Atividade:
Vamos fazer uma ação prática do que discutimos sobre o processo de seleção.
Monte uma seleção para a vaga de copeiro.
Coloque as suas ideias no Fórum para discutirmos.
Muito bem! Vocês devem ter tido dificuldades, mas elas fazem parte do processo. Normalmente, quando montamos uma seleção, temos em mente um profissional ideal. Não há como fugir disso. Antes do novo companheiro de trabalho chegar, construímos todas as características físicas, psicológicas, atitudinais, profissionais do mesmo: como ele deve ser, como vai se portar, quais são as suas habilidades, etc.
Mas o que acontece quando chegamos ao final da seleção? Encontramos outra pessoa, que tem suas vontades, desejos e planos, além de ter pontos ainda a melhorar para o contínuo desenvolvimento das ações na empresa. Aqui, pessoal, vale destacar dois pontos muito importantes: 1. Não existe candidato perfeito para a vaga. Existe aquele que está melhor preparado para exercer a função naquele momento. 2. Exatamente por não ser perfeito, a empresa/hospital poderá lançar mão de estratégias para o desenvolvimento de habilidades e competências que existem em potencialidade, mas que ainda não foram materializadas.
Assim, desde a entrada do novo ocupante da vaga, é possível ir construindo as bases para os