RESENHA CRITICA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Prof.:Estela Najberg
III Período de Administração
As empresas apresentam balanços contábeis sempre ao fim do período social, que geralmente compreende a um ano.Esses balaços contábeis apresentam a estrutura da empresa a fim de facilitar a análise da mesma, e para fins tributários além de outros.Mas na atualidade está se tornando cada vez mais comum a prática de se elaborar um Balanço social, que mostra quais foram as ações sociais promovidas pela organização durante o ano social, além de outros atitudes que podem vir afetar a comunidade e os próprios colaboradores positivamente.
Com o crescimento desordenado e rápido das organizações na sociedade, viu-se a necessidade dentro da Europa e dos EUA de elaborar esses relatórios sociais, já que as organizações estavam tendo bastante impacto sobre o meio ambiente e a comunidade marginal. Esses relatórios foram uma forma encontrada das empresas prestarem contas perante a sociedade. Além das questões ambientais também podem ser tratadas nos relatórios sociais os problemas relacionados ao capital humano.
Em cada país a preocupação com a responsabilidade social se deu em um período diferente e por razões diversas, mas sempre com as organizações se preocupando com as conseqüências que suas atividades podem trazer para o meio ambiente e para a sociedade em geral. A divulgação dos balanços possui muita importância para as empresas, pois através disso o grande público passa a conhecer os atos de determinada organização e a moldar sua imagem, sendo isso bastante positivo para as mesmas. Nos Estados Unidos, a preocupação social das empresas só vieram à tona na década de 60 devido a guerra do Vietnã, pois o uso de armamento sofisticado estava prejudicando o homem e a natureza e a questão de preconceito, tanto racial quanto sexual dentro das organizações.Na Europa os balanços sociais possuem foco nas consequências externas produzidas pela empresa, mas os fatos internos também são