turismo industrial
Cortadoria Nacional do Pelo: Em 1943, nasce a Cortadoria Nacional do Pelo, que se dedica desde então, á preparação do pelo de coelho, lebre e castor para a indústria da chapelaria. Em 1960 é inaugurado o edifício onde a empresa continua a trabalhar até aos dias de hoje. Atualmente é uma das maiores empresas do setor a nível mundial, comercializando uma variedade de produtos em diferentes pontos do mundo.
Evereste: A empresa foi fundada em 1942 por João Fernandes. Naquela época, a produção não ultrapassava os 10 pares por dia, nos dias que correm, a empresa produz marcas como Cohibas, Miguel Vieira, Fugato, Evereste e Chibs.
Museu da Chapelaria: A empresa Industrial da Chapelaria ficou conhecida na época pela "Fábrica Nova", e foi fundada em 1914 por António José Oliveira Júnior, figura grata a São João da Madeira e a quem foi atribuído pelo governo de então o diploma de Mérito Industrial e Agrícola. O Museu da Chapelaria surgiu por intermédio da Câmara Municipal, com o intuito de preservar uma memória da indústria chapeleira.
Helsar: O nome surgiu da junção de dois nomes, Hélder e Sara, com o objetivo de homenagear os primeiros filhos dos dois sócios fundadores. Criada em 1979, a Helsar - Indústria do Calçado, SA dedica-se inicialmente ao fabrico de sapatos de cirança. Um ano mais tarde começa a produzir exclusivamente calçado feminino de alta qualidade, continuando a produzir até aos dias de hoje, sendo pioneira em Portugal no fabrico de sapatos entrançados, através de um processo manual e com design exclusivo.
HélioTêxtil: A