resenha critica primavera silenciosa
Alunas: Danielli Viviane Mirtes Alexandre
Titulo: Resenha Critica do Livro Primavera Silenciosa de Ranchel Carson, Segundo Capitulo “A Obrigação de Suportar”
Objetivo: Descrever de forma critica, o ponto de vista da dupla de alunos sobre o segundo capitulo do Livro “Primavera Silenciosa” de Ranchel Carson.
São João –PE, 16 de Novembro de 2014.
Resenha Critica
Ranchel relata especialmente neste segundo capitulo as causas e os efeitos do uso de substâncias químicas, tendo foco, nos inseticidas que já foram vilões em multos desastres ambientais em escala mundial, causando alias varias mortes e sequelas a seres humanos.
É necessário a eliminação de pragas, no entanto, o homem não nota que este desequilíbrio ocorre devido a sua própria, ação quando se interfere no processo efetivo da natureza em prol de benefícios próprios. Todos os anos são possíveis observar o surgimento de novos produtos químicos, cada vez mais tóxicos e o complemento de substâncias já existentes no mercado no intuito de torna-los ainda mais letais, com a justificativa de que as pragas posteriores tornassem resistentes aos componentes anteriormente utilizados. Desta forma o homem não percebe que além de destruir o inseto, também destrói sua própria espécie.
No século XX, Ranchel foi uma pioneira na quentão ambiental, pois, foi uma das poucas pessoas que percebeu a importância de preservar o meio ambiente e a detectar os prejuízos causados pela indústria que descartava seus resíduos em rios, mares, solo, ar... O resultado de tudo isto pode ser exemplificada da forma mais negativa e infelizmente realista possível através de acontecimentos como a Doença de Minamata ocasionada pela contaminações de rios por mercúrio, causando desequilíbrio ambiental e sequelas em seres humanos, pois ao consumir o peixe contaminado o individuo adquiria a intoxicação de forma mais agressiva.
Desta Forma, este capitulo