Uma primavera, um silencio
CARSON, R. Primavera Silenciosa. POLILLO, R. (trad.). São Paulo (SP): Edições
Melhoramentos, s/d.
CREDENCIAIS DO AUTOR
Rachel Louise Carson (27 de Maio, 1907 – 14 de Abril, 1964) foi uma zoóloga, bióloga e escritora americana, cujo trabalho principal, Silent Spring, é geralmente reconhecido como o principal impulsionador do movimento global sobre o Ambiente.
Rachel Carson começou a sua carreira como bióloga nos Estados Unidos, no U.S.
Bureau of Fisheries, e em 1950 tornou-se escritora da natureza.
Em 1951 escreveu e publicou o seu primeiro livro, o best-seller The Sea
Around Us. Este livro garantiu-lhe estabilidade económica e deu-lhe notoriedade como escritora. Depois se seguiu The Edge of the Sea, também um best-seller.
Carson republicou o seu primeiro livro, sob o nome Under the Sea-Wind. No final dos anos 1950s, Carson virou sua atenção para conservação e para os problemas ambientais causados pelos pesticidas sintéticos. O resultado foi Silent Spring (1962), que trouxe preocupações ambientais sem precedentes para uma parcela da opinião pública americana.
Silent Spring impulsionou uma inversão na política nacional pesticida levando a uma proibição nacional sobre DDT e outros pesticidas. Esta com os seus movimentos ambientalistas que inspirou levou a criação da Environmental Protection
Agency foi lhe oferecida a Medalha Presidencial da Liberdade.
RESUMO DA OBRA
O livro trata-se de uma série de reflexoes da autora sobre a primavera de inúmeras cidades que foram silenciadas devido ao uso de pesticidas e insetidas que a cada dia sofrem alterações quimicas e tornam-se cada vez mais perigosos e letais, provocando uma série de problemas ambientais e ecológicos que contradizem a natureza humana. Constitui-se de dezessete partes, onde em cada uma faz-se uma
abordagem diferenciada, buscando investigar, analisar e enfatizar a questão referente ao uso de pesticidas, agrotóxicos e inseticidas.
A primeira parte, intitulada