RESENHA CRITICA AS VITIMAS DO FACEBOOK
O documentário Canadense “Vítimas do Facebook”, lançado no ano de 2011, pela produtora Tell Tale (productions), exibida pela GNT na versão inglesa e na brasileira pela Globo Sat, com produção de Edward Petle, direção de Geoff D'eon e Jay Dahl, tendo como elenco Ann-Marie MacDonald, nos mostra o lado bom e ruim da rede social mais popular do mundo.
"Vitimas do facebook" é um documentário que relata casos de pessoas que tiveram a vida marcada devido a alguma informação pessoal que foi parar na rede, além de pessoas que conseguiram grandes feitos através do site. O documentário começa relatando o caso da adolescente Thessa, de 16 anos, que virou destaque em vários veículos de comunicação após anunciar abertamente em seu perfil no facebook, a respeito de sua festa de aniversário, e com isso, a cidade inteira foi para sua festa.
Outro caso abordado foi a da família Fisher, a qual teve sua casa invadida por um ladrão que roubou vários objetos, entre eles um notebook, que utilizou para se vangloriar-se do feito postando sua foto no perfil de uma das vitimas, mas que ao entrar no seu facebook pelo computador roubado, teve seu IP rastreado e acabou sendo preso. O documentário fala também de pessoas que ao postar fotos ou comentários anos atrás, teve sua publicação utilizada contra elas mesmas, como dois políticos que tiveram suas carreiras arruinadas por seus adversários, eles divulgarem fotos constrangedoras de momentos de descontração ocorridas anos atrás.
O documentário também relata o lado positivo da rede social. Casos de pessoas como o Jim Toth, que após 50 anos nunca encontrou informações sobre o seu pai em cartórios e banco de dados, mas acabou encontrando sua família paterna em alguns segundos, através do facebook, e como o do casal Kelly Hildebrandt e Kelly Hildebrandt, dois jovens com o mesmo nome que se conheceram pelo facebook por acaso, e que acabaram se casando.
Outro caso citado é de Ken Savage, que teve