atps
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL
ANA CRISTINA MONTEIRO RA: 444008
CINTHIA DANIELLE C. SÁ RA: 437517
CLAUDIA DE JESUS CONCEIÇÃO DOS REIS. RA:426955
JUCÉLIA DA SILVA NEVES. RA:425542
LUCENILDA BRAGA RODRIGUES. RA:427602
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NR (DMI777)
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP como objetivo de obter nota na disciplina de Leitura e Produção de Texto.
Prof.: DR. LUIZ ROBERTO WAGNER
TUCURUÍ- 12/06/2013
Concepção de leitura: É o entendimento, captação das ideias, foco de atenção e intenções do autor.
Estratégias de leitura: O leitor enquanto ler o texto, vai analisando, criando curiosidade que vai sendo saciada ao longo da leitura, questionando o que lê com seus conhecimentos anteriores.
Leitura e a produção de sentidos: É preciso levar em conta os conhecimentos e interação do leitor, com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade.
REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS
Ao longo dos séculos, diversos modelos de leituras encarnaram-se historicamente. Com as transformações didáticas, observa-se a necessidade de criar metodologias de ensino reconhecendo o ato de ler como interação dialógica entre livros e leitor. Propondo que o docente use de métodos de incentivo para maior chance de adequação, consistência e pulsão despertando o encantamento com o aprendizado da leitura, capacitando à assimilação do individuo com outras artes e saberes.
A leitura apreciada na sua totalidade deve ser vista como a mais civilizada das paixões, uma vez que com experimentos, métodos, técnicas e processos de leitura. O ensino deu um enorme salto em relação às antigas praticas docente, que se perpetuam ao longo dos tempos.
Pensar que um conjunto se define por um sistema de papeis, entretanto a modificação de um elemento desse conjunto poderá modificar o sistema. Em um país onde não há hábito de leitura é normal que os jovens