pro pedagógicos ensino fundamental
2013
Tema:
Violência na escola: entender suas causas e construir coletivamente um plano de intervenção e de educação para a paz. Um tema a ser discutido com a o corpo docente, alunos e demais funcionários da escola para obter uma real dimensão do problema e mobilizar a todos diante esta causa.
Justificativa:
A escola atual enfrenta em seu cotidiano grandes desafios, um deles é como agir diante dos elevados índices de violência dentro das escolas, que traz insegurança para professores, alunos, pais e funcionários. Como intervir? Como conscientizar e educar pela e para a paz? Combater a violência apenas dentro da escola será suficiente?
Na tentativa de responder tais perguntas, buscaremos embasamento teórico para criar um plano de intervenção e planejamento para envolver toda a escola em uma teia de educação, tolerância e paz.
Situação Problema:
O cenário atual das escolas em todo o país sofre forte influência da violência externa que muitas vezes é reproduzida dentro dela, sejam por alunos, pais, funcionários, professores, coordenação e direção, que de forma inconsciente se deixam contaminar pela falta de gentileza, civilidade e tolerância. Os danos causados por essas práticas aparentemente inofensivas são muito maiores do que podemos imaginar sem uma reflexão pautada de estudos e pesquisas sobre o assunto. A verdade é que a incivilidade gera sentimentos negativos e nos acostumando com eles, chegando a banalizá-los, porém quando nos deparamos com níveis de violência alarmante nos preocupamos em resolver o problema, más muitas vezes não tratamos a fonte, mascarando e escondendo o problema real.
Vemos hoje uma escola com níveis de violência elevados, muitos alunos desmotivados, professores assustados, onde os pais têm medo de deixar seus filhos, e uma escola com esses atributos não atinge seus objetivos quanto à educação, inclusão, valores, cidadania e principalmente civilidade.
Público