a importancia da administracao no desenvolvimento,transformacao e historia da humanidade
Brasil Notícias de atualidades Destaque
Notícia
A importância da administração no dia-a-dia
10/07/2006
10/7/2006
1
Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar PDF PDF Traduzir Traduzir
A dona de casa Lourdes Silva é professora aposentada, o que não significa que ela não trabalhe: dentro da residência, coordena todas as atividades do lar: 'Eu cuido de tudo, da cozinha às despesas. No meu freezer, todas as carnes estão separadas, embaladas e etiquetadas; e as contas são sempre organizadas por data de vencimento', afirma. Exagero? Nada disso: dona Lourdes é uma administradora do lar, por isso faz questão de acompanhar, de perto, todos os processos da casa.
Empresários, donas de casa e prefeitos têm atuações bem distintas, mas as suas funções estão mais próximas do que aparentam: todos desempenham tarefas em função de um grupo, seja o setor público, a companhia ou até mesmo o núcleo familiar. Este é o trabalho do administrador: planejar, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade.
A função é bem antiga: surgiu antes de Cristo, quando a sociedade começava a se organizar. No período neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos, permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em tempos de dificuldade. Gerenciar este plantio permitiu que os nossos ancestrais se tornassem sedentários, dando os primeiros passos para a sociedade que conhecemos.
Lidar com dinheiro e equilibrar orçamentos de forma competente exige um bom gerenciamento. A função do administrador é tão importante que, há quatro décadas, foi reconhecida como profissão no Brasil. No meio acadêmico, é um curso que está presente em diversas faculdades e universidades do país, sempre com uma procura muito grande. Segundo dados do portal de ensino Universia Brasil, de 1991 até 2004 o número de alunos matriculados em cursos de administração triplicou, e hoje