Resenha Crescimento Sustentável? Não, Obrigado.
Crescimento Sustentável? Não, Obrigado.
No século XX fala-se muito de desenvolvimento sustentável, mas com o mundo fortemente capitalista, essa iniciativa se torna praticamente uma ideia morta. Pois para alcançar uma sustentabilidade é preciso frear o crescimento econômico. Conforme entendimento de Herman E. Daly (2004, p. 197) crescimento sustentável se encaixa nas proposições impossíveis, afinal de contas “é impossível sair da pobreza e da degradação ambiental através do crescimento econômico mundial, focado no fato que o ecossistema é finito, e deva alcançar um limite de 100%.
O
autor
ilustra
a
confusão
feita
culturalmente
dos
termos
“desenvolvimento sustentável” com “crescimento sustentável”. Esclarecendo que para ter um desenvolvimento sustentável só é possível para a economia se o desenvolvimento for sem crescimento, Ou seja, sustentabilidade está na evolução sem crescimento, com controle da população e a redistribuição da riqueza. Para salvar nosso planeta dessa crise é preciso uma conscientização geral, para podermos chegar a um equilíbrio entre economia e ecossistema.
Dando soluções de políticas para alcançar o desenvolvimento sustentável o autor foca na substituição de recursos não renováveis por recursos renováveis.
Com tudo o investimento e o crescimento natural chegar a um ponto de renda que se torna perpétuo, ou seja, rendimento, o qual por definição o máximo disponível para o consumo, ao mesmo tempo que o capital se mantém intacto.
Herman E. Daly alerta que sustentabilidade desejada pelo mundo não passa de uma ideia criada para promover uma conscientização mundial para conservar nosso ecossistema, também mostrando que crescimento sustentável e a economia não pode andar no mesmo caminho, se há sustentabilidade não haverá crescimento econômico, e sim um rendimento linear, conservado os recursos naturais.
Crescimento Sustentável? Não,
Obrigado.
Aluno: