Modelagem de Simulação
Modelo é a representação de um sistema real ou imaginário usando uma linguagem, um meio, e segundo um posto de vista. Um modelo é a representação do conhecimento e a principal ferramenta para o estudo do comportamento de sistemas complexos. Modelar é o primeiro passo para a análise de um sistema de qualquer natureza e sob qualquer aspecto. Quando o modelo é uma representação válida de um sistema, informações significativas podem ser retiradas sobre sua dinâmica ou seu desempenho.
A modelação aperfeiçoa as operações e é um desafio das organizações. É preciso prosseguir alguns objetivos tais como reduzir os estoques de matéria- prima, intermediários e finais, aumentar a assertividade na promessa da data de entrega, aumentar a produtividade.
Para alcançar estes objetivos, as instituições devem compreender em detalhes seu processo produtivo, a fim de estarem aptas a aplicar ferramentas e técnicas que auxiliam suas operações.
- levantamento da situação atual do modelo de produção
- definir um novo modelo produtivo
- definição das responsabilidades e da estrutura organizacional
- capacitação dos profissionais envolvidos no novo modelo de gestão da produção com curso que aborde os conceitos e ferramentas envolvidas.
Modelos de simulação
Determinístico ou Estocástico – a diferença entre os dois modelos é que no modelo determinístico as variáveis seguem seqüências de valores conhecidos e não faz uso de variáveis aleatórias, enquanto os estocásticos podem empregar uma ou mais.
Exemplo de modelo Determinístico: simulação da execução de um programa em um computador
Exemplo de modelo Estocástico: avaliação de desempenho de sistemas de computação
Discretos ou Contínuos - são modelos discretos aqueles em que o avanço da contagem de tempo na simulação se dá na forma de incrementos cujos valores podem ser definidos em função da ocorrência dos eventos ou pela determinação de um valor fixo, nesses casos só é possível determinar os valores