Modelagem e Simulação
Imagine, por um momento, que você é convidado a dar continuidade a um projeto do qual você não participou desde sua gênese. O que você gostaria que estivesse documentado sobre o projeto? Se, nesse breve exercício mental, você passar pelos tópicos do sumario deste livro, notará que, para dar continuidade ao projeto, você depende de que o analista (ou a equipe) do projeto original tenha documentado as diversas etapas do projeto com boa riqueza de detalhes, caso contrário, não haverá como retomá-lo, por mais simples que seja o objetivo da sua continuidade. Um projeto de simulação só está completo com (1) a apresentação do "Relatório Técnico" — capaz de sintetizar as principais conclusões do projeto de simulação — e (2) sua documentação completa.
1 A Documentação do Projeto de Simulação
A documentação do projeto é tarefa obrigatória e deve acompanhar todo o seu desenvolvimento. Ela representa a memória de tudo o que foi realizado no âmbito do projeto. Existem três razões básicas para realizarmos uma boa documentação:
Um projeto mal documentado dificulta sua compreensão por parte do cliente, diminuindo a confiança em seus resultados e prejudicando sua aplicabilidade;
A documentação é uma fonte de informação valiosa para o processo de verificação e validação, principalmente quando este é feito por pessoas externas ao projeto;
Um projeto de simulação pode ser reutilizado, seja pela continuidade do projeto seja em projetos futuros de natureza semelhante. Como nem sempre as equipes de projeto são as mesmas, pois as pessoas mudam de funções dentro da estrutura organizacional ou, mesmo, trocam de organizações, um projeto mal documentado dificilmente será compreendido por terceiros.
"Documentar" um projeto envolve armazenar, catalogar e descrever de maneira funcional os seguintes tópicos:
A especificação do projeto;
As reuniões realizadas e suas atas;
Os e-mails e comunicações trocadas ao longo do