Resenha Cr Tica
Segundo Hercules Correia a leitura vem sendo estudada por varias áreas e modifica a concepção, conforme o foco da pesquisa.Assim este artigo tem como objetivo estudos da Linguística e na Psicolinguística tendo foco na leitura como um processo mental, estudando o desenvolvimento das teorias com explicação.
Segundo José Morais os prazeres da leitura são muitos, pois lê para refletir, saber, compreender e até mesmo sonhar. E assim, pode-se verificar varias funções da leitura, sendo como a leitura com objetivo de produzir conhecimento e como produzir emoção, estudando especificando leitura informativa e formativa.
De acordo com a etimologia da palavra leitura, a palavra ler, vem do latim legere e significa contar, enumerar e roubar.
Dentre as concepções de leituras, tem-se dois modelos o ascendente e o descendente, cada um tem a forma de construir estratégias para verificação de um elemento, já o descendente é construído por estratégias que irão para a decodificação de palavras.
Para Smith a concepção de leitura para a formulação de Hipótese não leva em consideração a expectativa do leitor mas sim a intenção do autor.O papel do leitor é de reconstruir o texto a partir da produção, esperando no texto a coerência que o autor pretendeu.
Desta forma a visão de Goodman que vê a leitura como um jogo psicolinguístico de adivinhações. E Smith na formulação de Hipóteses; essas visões são uteis para a compreensão dos primeiros modelos de leitura tendo que a recepção do texto não é uma atividade passiva, mas um processo de construção mental através das informações recebidas pelo leitor, também pelo conhecimento prévio e expectativa em relação ao texto,diante dessas concepções, o leitor deve ser rápido e capaz de ler significados e não apenas palavras.
A leitura deve ter como ponto essencial, a capacidade de formular perguntas de um texto e também encontrar respostas, e conforme Levy, o papel do leitor seria o reconstrutor do