Resenha Cr tica
O texto trata basicamente dos contextos e desafios da Gestão Educacional, a autora da inicio ao texto falando sobre a sua principal proposta, que é aprofundar algumas idéias sobre a epistemologia dos contextos e desafios da gestão educacional. Também faz uma observação com relação à complexidade dos contextos e dos desafios, afirmando que quanto mais complexos os contextos, maiores serão os desafios.
O autor afirma que a política e a gestão da educação são particularmente impactadas pela situação das escolas brasileiras, que ao invés de acolher e oferecer uma educação para todos, acaba excluindo os que mais necessitam dela. A política e a gestão da educação acabam sendo impactadas por essa situação, o que acaba comprometendo a qualidade do ensino.
O texto também trata da questão do espaço onde vivemos e nascemos o autor fala que de acordo com os sábios, a leitura do mundo é feita a partir do lugar onde se nasce e as estradas que se percorre. A educação é determinada através das condições pela qual ela ocorre, podendo então ser influenciada por uma série de fatores, que acaba nos diferenciando uns dos outros.Da mesma maneira que a condição do espaço exerce uma determinação sobre os contextos da educação, o tempo também interfere nas formas de propor e fazer acontecer a política e a gestão educacional. O Brasil carrega desafios herdados do passado e ao mesmo tempo os próprios desafios do contexto atual.
Durante o texto, o autor apresenta gráficos para mostrar a evolução das matriculas na educação infantil e ensino fundamental, essa evolução se deve a ampliação das oportunidades educacionais que foram implementadas a partir da década de noventa. Sendo o FUNDEF determinante para a expansão do ensino fundamental, contribuindo também para o avanço do ensino médio.
O autor inicia o texto com uma observação bastante interessante, quanto mais complexos os contextos, maiores os desafios, e utiliza o exemplo de uma criança ao ver um morro pela primeira